Segunda, 21 Maio 2018 15:44

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e adolescentes

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Para comemorar esta data, a Secretaria de Educação em parceria com O Conselho Tutelar,  Conselho comunitario de Segurança Publica – CONSEP, CRAS, Secretaria de Desenvolvimento Social e Policia Militar fizeram uma Caminhada com os alunos das Escolas Municipais e população para chamar atenção da sociedade sobre os cuidados e atenção que Crianças e adolescentes precisam para não sofrerem exploração sexual e conhecerem todos os mecanismos de defesa para denunciar e procurar ajuda.

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Alertamos que alem do Disque 100, temos o Conselho tutelar e a Policia Militar que são orgãos de defesa dos direitos das  Crianças e Adolescentes e podem ser acionados, são fontes de denuncias, estas podem ser anonimas . Se você sofre com qualquer tipo de abuso, denuncie!

Untitled Box