Segunda, 15 Janeiro 2018 13:31

Caminhada Ecológica

O Dia de Santa Luzia é comemorado anualmente em 13 de dezembro. Esta data é uma celebração religiosa do catolicismo em homenagem a “padroeira dos olhos e da visão”, para os católicos. Além de ser a padroeira da visão, Santa Luzia também é considerada a protetora dos oftalmologistas.

Em Vieiras acontece a tradicional “Caminhada Ecologica”, sempre no dia 13 de Dezembro, quando os fieis se deslocam até a Comunidade rural Santa Luzia para agradecer, pedir e pagar promessas por graças recebidas por intermedio da santa.

No local esta a Igrejinha de Santa Luzia, onde a varios anos se celebra por sete dias a novena em homenagem a santa, no dia 13 as comemorações começam logo cedo.

Em 2017 tudo foi planejado com muito carinho pelos moradores do local, pela Secretaria de cultura do municipio e pelo paroquo de Vieiras, Padre Welligtom Barbosa Dias. Foram disponibilizadas pela prefeitura Municipal Barracas de apoio aos romeiros, com comidas, bebidas, artigos religiosos e afins.

A Caminhada ecologica contou com diversos devotos de santa Luzia, que sairam da Praça Dom Delfim e fizeram um percusso de 6 quilometros até o Bem tomabdo Igrejinha de Santa Luzia. A secretaria de cultura deu suporte a caminhada oferecendo café da manha para os romeiros, agua pelo trajeto e uma calorosa recepção foi preparada na comunidade local.

O auge das festividades em honra a Santa Luzia aconteceu as 11:00 horas da Manha com a santa missa cenlebrada pelo padre Wellingtom Barbosa Dias.

CLIQUE AQUI  para visualizar as fotos